domingo, 31 de julho de 2016

Focaccia com um toque pessoal

Boa noite a todos!!!

Nossa não sei se acontece com vocês ou se isso já aconteceu... todas as vezes que tenho tentado postar algo, alguma coisa acontece e eu não posto, sendo por bloqueio ou por algo que acontece.

Mas estou devendo a vocês várias receitinhas e pretendo atualizar meu blog este mês.

O mês de agosto é um mês muito complicado para mim, por se tratar do mês em que perdi meu paizinho, e sei que o blog me ajudará.

Bom, pessoal então vamos a receitinha de hoje:

Vocês já comeram Focaccia? Hummmm dá até água na boca né?

Em uma pesquisa no site: O Pecado de Vinho, encontrei informações super bacanas:

Focaccia Genovese, em dialeto “a fügassa“, é uma especialidade típica da cozinha da Ligúria.
E a Ligúria fica na Itália!

A Focaccia Genovese deve ser grossa, em média, de dois centímetros. Deve ser crocante, macia e nunca borrachuda, tudo regado com muito azeite (de preferência extra-virgem que amplia o espectro aromático). O ciclo de produção completo da Focaccia Genoseve não deve ser menos de oito horas, com um tempo de fermentação muito longo. 

No site propõe-se uma versão um pouco mais rápida, mas não por isso menos gostosa.

Ingredientes:

  • 15 g de sal
  • 25 g de fermento para pão
  • 600 g de farinha de manitoba (Usei Farinha de trigo mesmo kkkk)
  • 400 ml de água
  • 2 colheres de chá de açúcar ou 1 colher de malto (Usei açúcar)
  • 140 ml de azeita de oliva extra-virgem
  • Sal grosso quando basta (coloquei uma colherzinha de café, fiquei com medo de salgar)


Como preparar a Focaccia Genovese

Focaccia genovese, receita original

Dissolva o sal fino em água morna e coloque-o na batedeira (ou em qualquer outro recipiente se você decidir amassar na mão) com o malte ou o açúcar, 40 ml do azeite, metade da farinha e bata até a massa ficar lisa e líquida.
Adicione neste momento o fermento esfarelado e sove por 2-3 minutos, em seguida, adicione a farinha restante e sove novamente até obter uma mistura homogênea (é normal se ela ficar grudando na mão).
Despeje 50 ml de azeite extra virgem em uma assadeira retangular e reserve, polvilhe com um pouco de farinha uma superfície de trabalho e despeje a massa, depois amasse alguns segundos para dar-lhe uma forma retangular. Apoie então a massa na assadeira untada e pincele com azeite de Oliva presente na forma mesmo e deixe a massa descansar por cerca de uma hora ou uma hora e meia, até que seu volume dobre (você pode ligar a luz do forno e deixar a massa crescer lá dentro com a porta fechada).
Após este tempo, pegue a massa e abra-a em toda a assadeira tendo o cuidado de garantir que abaixo dela ainda haja azeite e depois pincele novamente toda a superfície da massa de azeite, polvilhe com o sal grosso e deixe crescer novamente por cerca de meia hora em temperatura ambiente. Passada a meia hora pegue a massa da focaccia e fure ela com as pontas dos dedos, dando a ela os furinhos característicos que distinguem a Focaccia Genovese.
Para terminar, cubra toda a superfície da focaccia com os restantes 50 ml de azeite extra virgem e coloque a masa para descansar novamente, por outros 30 minutos.
A receita original pede que leve a focaccia para assar no forno pré-aquecido a 200 graus por pelo menos 15 minutos, mas antes de fazer isso borrife toda a superfície da focaccia com água à temperatura ambiente. Uma vez que a focaccia estiver assada, retire a assadeira do forno e deixe-a esfriar antes de servir.

Porém eu:
Coloquei algumas coisinhas por cima (e deu certo): Cobri com uma camada de molho de tomate, presunto de peru, queijo prato, molho branco, rodelas de cebola, de tomates, queijo muçarela ralado e umas fatias de lombinho canadense pra enfeita.

E depois mais 15 minutos de forno. Demora um pouco mas fica bom!!!



Ficou maravilhoso!!!
Façam e digam o que sentiram ao degustar essa maravilha!!!

Espero postar outra receitinha logo, logo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade!!!