segunda-feira, 14 de março de 2011

'Descubra quais as características pessoais e profissionais mais valorizadas hoje em dia'

Muito boa essa abordagem da Ana Luisa Loureiro, Diretora da Assert.

http://rede.mundo.it/profiles/blog/show?id=1974215%3ABlogPost%3A19645


esidentes, CIOs e diretores de recursos humanos são unânimes: não basta programar, tem de participar. 'Uma visão de negócios se tornou fundamental para os profissionais de tecnologia que querem ser bem-sucedidos', afirma Ana Luiza Loureiro, Diretora da Assert. 'Além da capacidade técnica, as empresas estão levando em conta uma série de traços de personalidade que estão fazendo toda a diferença na hora de contratar', diz ela. Veja quais são as características profissionais mais valorizadas do momento - e trate de aprendê-las de cor bem rapidinho.

FOCO EM RESULTADOS Nove entre dez empresas de tecnologia afirmam que a visão de negócios é decisiva na hora de contratar um profissional. 'Quem não consegue entender a importância do software que está desenvolvendo para o crescimento da empresa onde trabalha tende a ficar de fora do mercado', decreta Carmem Peres, da IBM. Um ponto que pode conquistar o recrutador é uma formação complementar em administração de empresas ou economia, com o objetivo de ampliar os horizontes obtidos com a graduação em ciências exatas.

CORAGEM PARA INOVAR É preciso criatividade para buscar novas soluções para velhos problemas. 'Procuramos o sabiamente insatisfeito, aquele cara que sempre tem uma coceira para fazer coisas novas e resolver problemas utilizando novos conceitos', afirma Marcos Cominato, diretor de recursos humanos da Intelig.

ATUALIZAÇÃO PERMANENTE Manter-se sempre antenado com as últimas notícias, tendências e ferramen tas é pré-requisito para quem atua no mercado ! high tec h. 'A atualização tecnológica é simplesmente fundamental aqui dentro', diz Joaquim de Sousa Correia, diretor de RH da Embratel. Utilize seu tempo disponível para participar de palestras, seminários e cursos presenciais ou mesmo a distância. E não esqueça de reforçar sua formação com certificações e cursos de especialização. 'O funcionário é dono da própria carreira, não a empresa. Damos apoio se ele quiser crescer e se atualizar, mas quem tem de querer é ele', comenta Eduardo Pellegrina, da Motorola.

FLEXIBILIDADE É ESSENCIAL Aquele papo de que a tecnologia está em constante mudança e avança quando menos se espera é absolutamente verdadeiro. Nesse cenário, é comum o profissional ter de mudar de área, rever process os e até mesmo modificar projetos no meio da implementação. Esteja preparado para as mudanças. 'Mudamos nosso foco de negócio, de uma produtora de cabos para uma vendedora de soluções de telecom. Quem não acompanhar as mudanças da tecnologia vai ter de procurar emprego', afirma Maurício Bittencourt, diretor da Furukawa.

CAPACIDADE DE LIDERANÇA Saber lidar com pessoas, ter capacidade de solucionar problemas e delegar poder são características pra lá de desejáveis para quem quer subir degraus na carreira. 'O profissional deve ter a ambição de crescer na empresa, trabalhar em equipe e, principalmente, saber liderar um time quando for necessário', afirma Francisco Paletta, presidente da Novell. 'Se ele tem um futuro brilhante, mas não sabe lidar com pessoas, jamais passará de um gerente', diz ele.

RELACIONAMENTO É COISA SÉRIA O recado é claro: 'Não queremos gênios com deficiências comportamentais', diz Carlos Geraldo Magalhães, diretor de RH da Brasil Telecom. Se você encarna o estereótipo do programador nerd dos filmes de Hollywood, é bom começar a se relacionar com pessoas, e não só computadores. 'A capacidade de comunicação, relacionamento pessoal e networking se tornou uma exigência do mercado de tecnologia. Se o profissional não tem desembaraço para fazer uma apresentação ou implementar um projeto num cliente, ou fica no suporte técnico ou muda de profissão', afirma José Fernando Treta, CIO do Unibanco.

Fonte: Info Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade!!!